Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito: você sabe o que significa?

magnetron
magnetron
10 nov 2017

Todo ano, no terceiro domingo de novembro, é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (WDR, World Day of Remembrance, em inglês) instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005.

Sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as lesões causadas por acidentes de viação constituem um sério e negligenciado problema de saúde pública a nível mundial, que requer esforços concertados para uma prevenção eficaz e sustentável. Em citação, a Organização Mundial da Saúde afirma que: “De todos os sistemas com os quais temos de lidar diariamente, os sistemas de trânsito rodoviário são os mais complexos e perigosos. Estima-se que, anualmente e em todo o mundo, cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem e 50 milhões são feridas em consequência de acidentes de viação. As projeções indicam que estes números vão aumentar em cerca de 65% nos próximos 20 anos, a menos que exista um novo empenho na prevenção.”

A data foi estabelecida como uma forma de conscientização e reflexão sobre os diversos problemas do trânsito em todo o mundo e para buscar maneiras de solucioná-los, evitando novos acidentes e diminuindo a quantidade de vítimas. De acordo com a ONU, o trânsito é hoje uma das três principais causas de morte, entre pessoas de 5 e 44 anos. Países como a China, Índia e o Brasil respondem a 40% das mortes globais de acidentes.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país da América do Sul com a maior taxa de mortalidade no trânsito, ficando em terceiro lugar quando comparado aos países das Américas.

Para conscientizar e diminuir o número de acidentes, a Comissão Global da ONU para a Segurança no Trânsito idealizou o projeto Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que compõe uma série de projetos e campanhas para atingir a meta de reduzir pela metade o número de mortes desse gênero até 2020.

Quer saber mais sobre como evitar acidentes e garantir a segurança na hora de pilotar sua moto? Confira nossas dicas e evite acidentes!

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação

ATENÇÃO! Cuidado com o golpe do boleto bancário falso.