Dica de pilotagem: Contra-esterço!

magnetron
magnetron
30 jun 2015

Olá leitores do Nação Duas Rodas!
A partir dessa semana começaremos com uma série hiper bacana de posts. A cada duas semanas, daremos uma super dica para aumentar suas noções de pilotagem.

A dica dessa semana é essencial, pois todos sabemos que andar de moto, seja focando em performance ou em conforto, é um ato que pode ser brevemente resumido em fazer curvas, sejam elas em alta ou baixa velocidade. Mas será que todos nós, motociclistas e entusiastas, sabemos como executar a curva perfeita?

Como foi dito no vídeo, em um carro o esterço é muito simples. Tirando todos os fatores externos, nos resta o volante – se o giramos para a esquerda, o carro vai para a esquerda, e a mesma coisa funciona para a direita. Na motocicleta é um pouco diferente.

Contra-esterço

Sem que saibamos o que é o contra-esterço e como ele atua, corremos sérios riscos de acidentes, pois é um fenômeno que acontece involuntariamente. É pura física.

Aqui vai um vídeo super bacana para ilustrar o assunto:

Esterço é o movimento de guidão que fazemos para executar uma curva. E porque contra? Como o próprio nome diz, para fazer uma curva para a direita, temos que, delicadamente, esterçar o guidon para a ESQUERDA! Parece loucura mas não é: Trata-se tão somente da física atuando com o chamado efeito giroscópico. Para ficar mais claro, existe um teste muito simples que pode ser feito com dois copos de vidro ou de plástico:

Pegue dois copos idênticos cujas bocas sejam maiores do que os fundos e coloque-os com as bocas encostadas uma na outra. Prenda os copos nessa posição usando algum tipo de fita. Colocando os copos presos sobre uma superfície plana você verá que o meio é mais alto do que as extremidades tal qual o pneu dianteiro da moto. Quando a moto esta em linha reta ela vai se apoiar exatamente no meio (onde os copos estão fixados). Gire os copos para a esquerda ,como se estivesse girando o guidão, encostando o copo da direita na mesa (pois a moto se apoia na lateral do pneu nas curvas), agora com a palma da mão empurre o copo que esta apoiado na mesa para a frente: embora ele esteja virado para a esquerda ele vai girar para a direita!

Observe a posição da moto, em relação à posição da roda dianteira.

Você deve estar se perguntando: “Como é que até hoje eu fazia as curvas com a minha moto sem perceber que estava fazendo isso?”. A resposta é: INSTINTO. Pilotagem de moto é altamente instintiva, e no caso do contra-esterço é fundamental que o utilizemos de forma consciente e a nosso favor, para evitar situações de desespero. Se você ainda não acredita no tal de contra-esterço, pegue sua moto e vá para uma avenida larga e sem movimento e a 40 Km/h empurre a manete da direita delicadamente para a frente. A moto vai se inclinar para a direita e vai começar a curvar para o mesmo lado.

Por hoje é só! Fiquem atentos para as proximas matérias no Nação Duas Rodas 😉
Mag-Abraços a até a próxima.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação