Dica de pilotagem: Olhar!

magnetron
magnetron
14 jul 2015

Olá leitores do Nação Duas Rodas. Hoje teremos mais uma dica de pilotagem quentíssima! É tudo sobre os olhares 😉

Por mais que você saiba o que está fazendo com os braços, a motocicleta vai para onde você olha. Muita gente se acidenta em uma curva ao fixar o olhar no acostamento, no guard-rail, no carro ou na moto que vem em sentido contrário ou naquele que está a seu lado.

Nas fotos abaixo observe para onde está voltada a cabeça do piloto e qual a direção que a moto está tomando:

1

2

Agora, na sequencia abaixo, o piloto, ao fixar o olhar no carro, desistiu da curva, tirou a inclinação da moto e foi atraido para ele como se fosse um imã. Bastaria olhar para o ponto de saída da curva e contra-esterçar com vontade. O espaço era suficiente para evitar qualquer acidente:

3

4

 

É possível notar que na primeira foto a moto está inclinada, mas não no limite, significando que poderia contra-esterçar ainda mais. Porém, a partir do momento em que o componente olhar se desviou da solução e passou a se fixar no problema (carro), o nosso amigo piloto desistiu da curva. Acabou por retirar a inclinação da moto, provavelmente utilizando o freio de forma errada e, totalmente desequilibrado em cima da moto, caminhou como um boi velho para o matadouro. Analise o resto da sequência abaixo, tomando a árvore como referência e reparem que o carro chegou a parar!

5

6

Por isso lembre-se: olhar para onde você quer que a moto vá é a solução; olhar para obstáculos é o problema. Como numa espécie de texto motivacional, olhe sempre para a solução, jamais para o problema. Seu olhar deve ser como a luz do farol, não se fixando em nenhum ponto e sim avançando alguns metros na direção para a qual pretende ir. Não desvie jamais o olhar do seu objetivo, especialmente no meio de uma curva. Quando a curva pemitir, olhe para o seu ponto de saída. Combinar o olhar com o contra-esterço, além de resultar em curvas redondas, reduz drasticamente os riscos de acidentes.

 

Gostaram? Na próxima dica abordaremos um dos dois grandes momentos da curva: A entrada e a tangência!

Mag-Abraços e até a próxima 😉

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação