Jaqueta à prova de balas

magnetron
magnetron
22 dez 2012

Qual seria o equivalente a um carro blindado?! A segurança nas grandes cidades não depende somente de um bom comportamento, da manutenção constante de seu veículo e de seguir as leis do trânsito.

Atualmente, se você vive em metrópole, deve estar sempre preocupado com a violência urbana. Seja você um pedestre, motorista de carro ou motociclista. Mas qual a solução para isso?

Enquanto a situação não muda, o policiamento não aumenta e a justiça ainda não se mostra suficientemente competente, uma tentativa de oferecer maior proteção aos motociclistas surgiu com a criação de uma jaqueta à prova de balas.

À primeira vista, soa estranho pensar em algo a prova de balas enquanto você, motociclista, procura sempre algo leve e seguro para curtir a liberdade que uma moto oferece.

A Tamtex, empresa que atua na área de segurança e confecções, produziu uma jaqueta, com pulso de velcro e ajustes laterais, capaz de conter tiros de 9mm, por exemplo. Um detalhe interessante é que além do Kevlar que cobre áreas como o peito e as costas, existe uma cobertura também na gola para combater linhas de pipas – outro perigo das ruas.

A marca afirma que o peso da jaqueta, que é, no geral, comum, seria 1 kg mais pesado que o normal. Por outro lado, o valor pode ser algumas vezes mais alto que uma jaqueta comum, cerca de R$ 1600. O maior inconveniente, no entanto, está na extensa lista de documentação exigida para que o motociclista possa adquirir a jaqueta e ser registrado junto à polícia.

Apesar disso, vale atenção: não é somente porque você tem uma jaqueta a prova de balas que pode tentar reagir a um assalto e ignorar uma arma apontada em sua direção.

A jaqueta é mais uma medida paliativa que a população toma na tentativa de se sentir mais segura e se proteger a violência que tanto assusta. Mas vale lembrar que a sua maior aliada é a prudência e a atenção.


Você sabia?!
Um dado curioso é que o colete a prova de balas teria sido criado por um motoboy, entregador de pizzas de Detroit, que havia sido baleado 2 vezes em serviço. Hoje, o colete, que tem como preenchimento o Kevlar – material sintético ultra resistente, cinco vezes mais forte do que o mesmo peso em aço – é usado primordialmente forças policiais e exércitos.

 

Foto: Infomoto

Fonte: Infomoto e Wikipedia

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação