Pintura da moto: como cuidar?

magnetron
magnetron
21 fev 2017

A pintura da sua motocicleta pode parecer um detalhe superficial, mas tem muita importância na hora de valorizar o veículo para revenda e até mesmo poupar gastos na oficina. Claro que não dá pra evitar riscos e arranhões, mas alguns cuidados ajudam a prevenir um desgaste desnecessário e manter sua moto em bom estado. Confira:

  1. Pintura sólida sem verniz X pintura sólido com verniz

Prefira sempre pintura sólida com verniz! Além de deixar a moto com cores mais brilhantes, o verniz tem maior resistência à ação do tempo. A maioria das motocicletas já vem com uma boa tintura de fábrica e só precisam de cuidados com a conservação da tinta. As pinturas sólidas sem verniz geralmente podem ser observadas em motos um pouco mais antigas.

  1. Limpeza

O acúmulo de sujeira nas rodas e peças em geral é um dos grandes causadores de acidentes na pista. Poeira, terra e barro acabam causando danos ao verniz, além de colocar sua segurança em risco. Por este motivo é importante manter a limpeza em dia, esfregando um pano molhado à tintura sempre que possível. Uma mistura simples de água com sabão e um produto específico para limpeza de motocicletas pode fazer milagres!

Procure lavar sua moto na sombra para evitar manchas causadas pelos raios solares. Utilize água fria e espalhe com uma esponja ou pano macio. Enxugue bem e use o cavalete lateral até que toda a água tenha escorrido.

Vai utilizar querosene? Muito cuidado para não deixar o produto entrar em contato com as partes plásticas e ressecá-las.

  1. Cera

Usar cera automotiva incolor líquida só é uma boa pedida quando sua pintura está em estado perfeito. As ceras em pasta também têm uso muito restrito, podendo remover pequenos riscos, e é necessário muito cuidado para não exagerar na quantidade.

  1. Proteção

Manter sua moto protegida de variações climáticas é essencial para a conservação da pintura e funcionamento das peças. Chuva e sol em excesso podem corroer o verniz e criar um aspecto de desgaste. Não esqueça da capa de proteção, e sempre que puder estacione dentro de garagens fechadas.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação