Um novo espelho retrovisor que elimina o ponto cego

magnetron
magnetron
22 out 2012

A escolha é simples. Espelhos retrovisores são, geralmente, planos ou convexos, e estamos acostumados com o reflexo distorcido produzido por estes tipos de espelhos.

Mas o Dr. R. Andrew Hicks, da Drexel University, criou com um algoritmo para controlar precisamente o ângulo da luz refletida pelo seu espelho curvo. O resultado é um espelho com um campo de 45 graus de visão, com eliminação do ponto cego (em comparação com os espelhos planos normais) e quase sem distorção.

“Imagine que a superfície do espelho é feita de outros espelhos menores voltados para diferentes ângulos, como uma bola de discoteca”, disse Hicks. “O algoritmo é um conjunto de cálculos para manipular a direção de cada face da “bola” para que cada raio de luz refletido pelo espelho mostre ao motorista uma ampla, mas não muito distorcida imagem, da cena atrás dele.”

O espelho de Hicks se parece com um espelho normal, você não vê um monte de pequenos espelhos. A matemática manipula a luz, o ponto cego vai embora e é particularmente bem adaptado como um espelho do lado do motorista. O problema é a legislação de alguns países. Nos EUA, por exemplo, os regulamentos determinam que os carros que saem da linha de montagem devem ter um espelho plano do lado do motorista. Espelhos curvos são permitidos para o passageiro apenas se incluírem a frase “Objetos no espelho estão mais perto do que parecem.”

Foto: Leatherup.com

Fonte: The Kneeslider

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação