Blog

De Olho na Peça: você conhece bem a vela de ignição?

Postado em: 1 agosto, 2019

Quando é dada a partida, a vela de ignição é a peça que transfere a energia gerada pela bobina de ignição até a câmara de combustão: ela cria a faísca que vai entrar na mistura de ar e combustível para ativar as engrenagens. Aí vem o ronco do motor que a gente tanto gosta de escutar.

Mas como saber se a vela está encerrando a vida útil?

Além da dificuldade na partida, falhas de performance e perda de força devido à dificuldade de queima correta do combustível são queixas comuns ouvidas pelos mecânicos. Então se a moto está perdendo cada vez mais potência, com queda no rendimento do motor ou se existe a impressão de que a gasolina dura cada vez menos, provavelmente é hora de trocar a vela de ignição.

Como saber a hora certa de trocar

É importante levar em consideração as instruções do fabricante, pois cada modelo de moto tem uma quilometragem recomendada de troca, que deve ser levada em consideração e diminuída em caso de uso muito intenso do motor (alguém que fica muito tempo no trânsito todos os dias, por exemplo). A qualidade do combustível e o modo de pilotagem também influenciam na durabilidade da vela de ignição, mas a média de verificação para troca das velas é a cada cinco mil quilômetros rodados em motos carburadas e dez mil quilômetros nas injetadas.

Para checar a vida útil da vela, o ideal é medir a folga do eletrodo, que deve variar entre 0,7 e 0,8 milímetros, e a sua condição: caso haja desgaste excessivo, fuligem preta ou resíduos de chumbo ou ferro, também é preciso realizar a troca, além da manutenção preventiva do sistema.

Velas Convencionais Magnetron

A Magnetron fabrica 114 modelos de velas de ignição compatíveis com as principais marcas de motocicletas do mercado, possuem eletrodo central de cobre e ponta de liga de níquel, que melhora a dissipação de calor e previne o superaquecimento do motor e castelo niquelado, que deixa a vela imune à oxidação.

Velas de Irídio Magnetron

A Magnetron também possui em sua linha velas de irídio, que se diferenciam por possuir uma pastilha de platina que cria melhor centelha e melhor queima da mistura ar combustível. É preciso ficar atento se o modelo da motocicleta permite o uso dessa vela. É preciso acertar a carburação ou sistema de injeção. Em condições normais, a vela de irídio pode durar até 20 mil quilmômetros.

Seja qual for a vela que você precise, com certeza a Magnetron tem, pois somos guiados pelo desafio e oferecemos a melhor qualidade do mercado. Nossas velas de ignição são de fácil instalação, compatíveis com o padrão original e sinônimos de resistência e durabilidade. Se é Magnetron, pode confiar! 

De Olho na Peça – Velas de Iginição: https://www.youtube.com/watch?v=63TLckcO60o

Velas de Ignição Magnetron: clique aqui!

Posts relacionados

Desafio 2 Rodas: o Reality do Mundo da Mecânica de Motos

Se você é apaixonado por motocicletas e tem a mecânica no sangue, prepare-se para o evento mais emocionante do universo das duas rodas: o Desafio 2 Rodas. Este reality show veio para transformar a…

Nação Magnautas: O Poder dos Influenciadores na Comunidade Magnetron

No universo das duas rodas, a influência vai além das pistas e estradas. Na Nação Magnautas, os influenciadores desempenham um papel fundamental em conectar a Magnetron com sua base de clientes e…

Nação Magnautas 2024: O primeiro evento exclusivo para mecânicos de motos

O Nação Magnautas está de volta, agora maior e aberto a todos—mecânicos, lojistas e entusiastas da mecânica de motos. Sim, este evento é feito por vocês e para vocês! Por que Participar…

    Não perca as novidades:

    Assine nossa newsletter

    Desejo receber comunicações. Estou ciente que ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade*

    Atenção - Fique atento ao golpe do boleto bancário falso. Saiba como se proteger clicando aqui..
    x